Introdução: A monitoria pode ser entendida como um apoio pedagógico além do professor. O aluno monitor auxilia o conhecimento dos colegas colaborando com o próprio ensino, relembrando conteúdos já estudados e vendo uma nova forma de aprendizado com o ensinamento. O monitor tem o papel de facilitador do aprendizado, isto é, ajuda os outros estudantes em suas dificuldades acadêmicas com uma linguagem mais próxima, porque também é um discente (MOUTINHO, 2015). Foi com esse pensamento que o grupo montou uma dinâmica de memorização de fármacos e suas particularidades com os alunos da disciplina de Terapêutica Veterinária dos Sistemas Animais. Objetivo: O objetivo é mostrar uma alternativa de aprendizagem ativa para facilitar o entendimento em relação a fármacos utilizados na rotina veterinária. Metodologia: Foi utilizado o método de associação de fármacos e suas principais características em um jogo de memória. A prática foi realizada em 13 de maio de 2025, no turno da tarde. De acordo com o método, não foram necessárias etapas de apresentação para os alunos, apenas organizacional pelas monitoras momentos antes à execução da atividade. Estava presente no momento as três monitoras e a dinâmica foi realizada com três alunas da disciplina. Utilizou-se como material fotos dos fármacos e frases afirmativas de suas características associadas a eles impressas em papel ofício, coloridas. Resultados parciais e Discussão: Para o processo de aprendizagem foi desenvolvido um jogo educativo composto por 27 cartas. As cartas foram divididas entre imagens representativas de fármacos abordados na disciplina e textos contendo descrições ou frases associadas a esses medicamentos, cada uma identificada por um número. Cada discente recebeu individualmente nove cartas com imagens e nove com textos descritivos. A proposta da atividade consistia em realizar o maior número possível de associações corretas entre as imagens e os respectivos textos. Após o tempo estipulado para a atividade, os estudantes registraram suas associações, seguindo para próxima rodada com a troca de cartas entre os participantes, de forma a garantir que todos tivessem acesso a todas as cartas ao longo da dinâmica. Concluídas as rodadas, as cartas foram recolhidas pelas monitoras e deu-se início à etapa de correção coletiva. Nesta fase, os fármacos foram apresentados aos alunos, que, por sua vez, informam a numeração das cartas nas frases que haviam associado. Durante essa etapa, eventuais dúvidas foram esclarecidas, promovendo uma discussão didática e interativa. Ao término da atividade, o estudante que obteve o maior número de acertos foi premiado pelas monitoras. Observou-se, por parte dos discentes, uma resposta positiva em relação à metodologia adotada. Na qual, relataram que a dinâmica foi estimulante e contribuiu significativamente para a fixação dos conteúdos estudados ao longo do semestre, sendo uma oportunidade para relembrar e reforçar conhecimentos previamente adquiridos. Considerações finais: A dinâmica demonstrou-se uma estratégia pedagógica eficaz. Ao promover uma abordagem lúdica e interativa, a atividade possibilitou a revisão de conteúdos essenciais de forma leve, porém significativa, estimulando o raciocínio e a fixação. Portanto, a experiência relatada reforça a importância de se explorar diferentes recursos didáticos no ambiente universitário, especialmente aqueles que favorecem a aprendizagem colaborativa e contextualizada. A monitoria, neste contexto, mostra-se como um espaço fértil para inovação metodológica, fortalecendo o vínculo entre teoria e prática, e promovendo um ambiente de aprendizagem mais acessível, participativo e produtivo.
A II Jornada Científica do PROMIC 2025 é uma iniciativa promovida pela Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) da Unifametro, com o objetivo de fomentar a divulgação e o acompanhamento do progresso dos projetos desenvolvidos no âmbito do Programa de Monitoria e Iniciação Científica (PROMIC).
Este evento celebra a dedicação de alunos e professores na construção do conhecimento científico, proporcionando um espaço para o intercâmbio de ideias, a reflexão crítica e o incentivo à produção acadêmica de excelência. Por meio da apresentação de resultados parciais e finais das pesquisas, a Jornada busca não apenas estimular o aprendizado interdisciplinar e o pensamento inovador, mas também reforçar o compromisso da Unifametro com a formação integral de seus discentes.
Convidamos todos a explorar os anais deste evento, que representam um marco significativo na trajetória acadêmica e científica da instituição, evidenciando o papel transformador da pesquisa na construção de uma sociedade mais justa e sustentável.
Normas para Submissão de Resumos Simples
Os resumos a serem submetidos à II Jornada Científica do PROMIC 2025 devem ser elaborados e formatados de acordo com as seguintes diretrizes:
Título
Autores
Informações adicionais
Classificações
Corpo do Resumo
Palavras-chave
Referências
Essas normas visam padronizar os trabalhos apresentados, garantindo a qualidade e a organização dos anais da II Jornada Científica do PROMIC 2025.
Comissão Organizadora
Gabriella de Assis Wanderley
Antônio Adriano da Rocha Nogueira
Kauã Alexsander Gomes Carvalho
Comissão Científica
Antônio Adriano da Rocha Nogueira
Kauã Alexsander Gomes Carvalho
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail coopem@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.